terça-feira, maio 18, 2010

Come a papa, banquinha come a papa

lucros banca


Quem foram os principais culpados da crise que atravessamos?
Quem recebeu as maiores ajudas durante a crise sem se olhar a despesas ou a défices?
Quem nos ataca com juros e ratings agora que estamos de calças na mão?
Quem teve sempre, antes, durante e no após crise, lucros de centenas ou milhares de milhões de euros?
Quem sempre pagou um IRC 10% abaixo de todas as outras empresas?
Fantasticamente, no momento em que se apregoa e impõe a austeridade, em que se baixam subsídios de desemprego quando se sabe que o desemprego vai subir, em que se reduzem as politicas sociais quando mais vão ser necessárias, quem continua a ser beneficiado fiscalmente é a banca e a especulação financeira.
Todos falam da “inevitabilidade” desta austeridade, todos falam da ameaça de falência do país, mas continuam a não pedir àqueles que sempre mais lucraram com a crise que criaram que colaborem no esforço exigido. Banca que continua a pagar ordenados pornográficos aos seus Administradores e a pagar reformas milionárias, como o BCP que gasta 6,5 milhões de euros com 6 ex-admnistradores, muitos deles já condenados por trafulhices e roubalheiras no próprio banco. Inevitabilidade dos sacrifícios?


3 comentários:

  1. sim, a banca foi uma das maiores responsáveis (talvez mesmo a maior) pela crise internacional. mas a nossa crise interna vem de mais longe. Tivessemos nós investido o dinheiro que a U.E. nos deus, a fundo perdido, quando entramos e hoje teriamos um país mais productivo! mas em vez disso, a classe média preferiu "abrir" epresas que fechavam 3 meses depois, mas que lhes davam para comprar um carro novo ou uma vivenda, agricultores preferiram comprar jipes do tractores, etc.
    acrise vem de muito lado, e todos nós temos culpa nela, quanto mais não seja pelo nível de abstenções que temos em todas as eleições!
    hasta luego!
    Aparece em

    http://forcanamaionese.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Até a OCDE ( que não é favorável aos trabalhadores ) questiona poprque é que a Banca não paga 25 por cento de IRC. Sabemos bem a resposta- o capital controla tudo a nível do poder político. Excelente post, genial

    ResponderEliminar
  3. pelo visto a papa deve ser boa!

    ResponderEliminar

Powered By Blogger