quinta-feira, março 12, 2009

A Reconquista

Don Quixote e D.Afonso Henriques

O vice-presidente da Assembleia da República Manuel Alegre (PS) não partilha da opinião do BE sobre as criticas ao presidente angolano, José Eduardo dos Santos. "D. Afonso Henriques também não era um democrata exemplar", afirmou esta terça-feira à tarde aos jornalistas.

Se não me falha a história, D. Afonso Henriques tornou-se Rei de Portugal em 1143, ou seja Sec. XII o que, queiramos ou não, é diferente de Sec. XXI. É que entre eles passou-se algo, houve revoluções e evoluções, a civilização avançou. Lá porque os usámos como escravos quando ocupámos Angola, não justifica que o José Eduardo dos Santos agora faça o mesmo quando comprar Portugal. Espero eu.


6 comentários:

  1. Rostow afirmava que os países passam por 5 etapas de desenvolvimento e, queiramos ou não, Angola ainda está a dar os primeiros passos... Já nós, começámos há quase mil anos - com o tal Afonso Henriques - e ainda estamos longe de chegar à 5.ª; mas pior do que isso é ter a nítida sensação que estamos a retroceder, não sei porquê!

    ResponderEliminar
  2. Independentemente das 5 etapas o mundo evoluiu muito nestes 8 seculos. Mudaram-se pensamentos e a ideia de humanismo cresceu. Mau seria ver a barbarie voltar a dominar e a vergar os povos. O caminho é para a frente e não a reviver passados que queremos acabados para sempre.

    ResponderEliminar
  3. Como já dizia a Shirley Bassey "that it's all just a little bit of history repeating"

    ResponderEliminar
  4. É preciso ser completamente anjinho para ainda ir nas palavras deste poeta... chulo, vigarista, canalha, compadre de criminosos, e aspirante a mamão das riquezas de Agola.

    ResponderEliminar
  5. Eu já disse que o Alegre é imbecil,mas não acreditam...

    ResponderEliminar
  6. Imbecil é o Lello. Alegre é uma prima dona mas com muito mais nível do que esse lambe botas.
    Mas tudo isso interessa para alguma coisa?
    Acho que devíamos começar um "brainstorming" para tentar encontrar caminhos para a presente situação.
    Observo que muita gente ainda não sabe bem o que se está a passar, tal como eu aliás, mas eu já percebi que o que aí vem, vai ser muito mau. E temo que bem pior do que se possa imaginar.
    Hoje nas notícias disse-se que no ano passado, se perderam 40 000 biliões de euros na economia mundial. Dá para perceber que a maior parte desse dinheiro desapareceu só nos 3 últimos meses do ano...É claro que este dinheiro era virtual, não existia. Por isso é que o descalabro está acontecer. Afinal era tudo fictício. Não há dinheiro.
    Na minha ideia,aqueles que podem, deviam começar a poupar, e muito, para os tempos que se aproximam.
    Depois é necessário começar a pensar naquilo que é presciso fazer para as sociedades retomarem o desenvolvimento no sentido do saber, do valor do conhecimento, da cultura, da justiça, da humanidade e da liberdade.

    ResponderEliminar

Powered By Blogger