quarta-feira, março 18, 2009

Escola Cigana

Cigana

A direcção do agrupamento de escolas de Barqueiros, em Barcelos, classifica de «exemplo de integração» o projecto educativo local para crianças de etnia cigana, minimizando as circunstâncias das aulas serem em separado e ministradas num contentor. «Não é pelo facto de se ter recorrido a um contentor que há racismo ou discriminação», acrescentou, considerando «um absurdo» que alguém considere «racista» um projecto de inclusão social.

Será que tiraram à sorte quem ficava no edifício da escola e quem ficava no contentor?

11 comentários:

  1. Não era preciso. Qualquer pedagogo entendido percebe que num contentor, ou numa barraca, os ciganitos têm melor condição para se ambientar ao meio, né? ;)

    ResponderEliminar
  2. Em vez de tirar à sorte, a selecção podia ser feita assim: os filhos de quem paga a escola, os professores, a luz, a água, o papel higiénico, os contentores, enfim, de quem paga impostos, escolhem primeiro.
    Aguardemos pelo boneco alusivo à repressão das meninas ciganas, impedidas de ir à escola por razões «culturais» pelas famílias…

    ResponderEliminar
  3. Aqui está a prova provada que há "anónimos" burros, palermas, e racistas!
    JFrade

    ResponderEliminar
  4. Concordo com o Anónimo das 21:43. Basta de hipócrisia...

    ResponderEliminar
  5. Concordo com o anónimo que concorda com o outro anónimo.

    Os ciganos são todos muito bons,mas longe dos integracionistas e das suas casinhas.

    Toda a gente sabe que os ciganos são extremamente racistas e salvo uma pequena percentagem,vivem da mama do Estado e de esquemas e roubos.
    São violentos e segregadores.

    Os cobardes dominados pela conversa da treta do políticamente correcto tentam virar tudo de pernas para o ar.

    Nunca discriminei ninguém,nunca prejudiquei ninguém e não os quero à minha porta.

    Sugiro que os instalem junto às habitações dos seus defensores e os metam nas escolas frequentadas pelos filhos dos políticamente correctos.

    HIPÓCRITAS E MENTIROSOS,esta a chancela que certas pessoas deveriam ter na testa,para não enganarem ninguém!

    Não estou a referir-me ao caso concreto do nosso anfitrião,nunca seria tão deselegante com quem acolhe as nossas opiniões.

    ResponderEliminar
  6. Em relação aquilo que alguns dizem dos ciganos, eu que nãou dessa etnia digo que os meus filhos andam na escola publica e têm ciganos nas suas turmas de quem são amigos. A integração faz-se desde pequenos tratando todos por igual. Só assim se pode ultrapassar os problemas que uma descriminação de seculos que fortaleceu uma cultura diferente. Ter nas suas turmas ciganos, negros, chineses, ucranianos, brasileiros e gente de outras etnias só enriquece e faz dos meus filhos gente melhor.

    ResponderEliminar
  7. Epá...aquilo não é um contentor...é um monobloco...lol

    ResponderEliminar
  8. Ó JFrade,
    Uma das minhas filhas - somos todos descendentes de europeus brancos - é casada com africano preto. Mete a viola no saco, e aproveita para ir para o caralho pelo caminho.
    Reitero tudo o que escrevi anteriormente, acrescentando apenas que com o comentário do kaos feito aqui já concordo.
    Ass.: o anónimo das 21:43.

    ResponderEliminar
  9. E houve professores a ordenar isto???

    ResponderEliminar
  10. Isto só mostra regressão da Educação em Portugal: há vinte anos, na minha Primária, partilhava as aulas com ciganos, chineses, angolanos, canadianos, alemães e já havia, embora em menor número que na actualidade, filhos de imigrantes dos países de Leste... Se vos disser que nunca houve problemas de racismo e discriminação na minha sala de aula, não vos minto. Agradeço até a oportunidade de ter podido, desde tão cedo, contactar e aprender que todos os seres humanos são válidos e têm o seu papel no mundo. E sei que sem esse contacto hoje seria uma pessoa bem diferente. Só um parentesis - essa minha escola não ficava na capital, nem numa cidade muito grande. Felizmente, ainda há locais onde é possível viver, aceitando as diferenças dos outros. Quanto a este caso, é reprovável, segregação e racismo, claramente. O que mais me preocupa é a mensagem que passa para os outros alunos daquela escola...que adultos virão a ser, ao aprenderem estas coisas tão novos?

    ResponderEliminar

Powered By Blogger