sexta-feira, setembro 19, 2008

Assalto na bomba de gasolina

Assalto na GALP

«Sobre a correlação entre a variação dos preços do petróleo e a formação dos preços dos combustíveis, o presidente executivo da Galp Ferreira de Oliveira disse que "não é directa, nem óbvia, embora haja uma ligação entre ambas". "Poder haver circunstâncias em que o crude sobe e os produtos [gasolina e gasóleo] descem e vice-versa e isso acontece muitas vezes". "Essa variação não é definida pela empresa mas sim pelas forças competitivas do mercado".Explicou ainda que existem várias variáveis na formação dos preços dos combustíveis, sendo uma delas o câmbio euro/dólar. "Neste momento, a subida do dólar está a neutralizar a descida do crude", justificou. "O facto de o preço do petróleo baixar, cria condições para baixar os preços, mas não é uma consequência directa", concluiu.»

Ainda hoje me senti assaltado quando me dirigi à Estação de Serviço para abastecer o carro. Todas as justificações dadas pelo Sr. Galp não fazem qualquer sentido, bastando comparar o discurso de hoje, em que a valorização do Dolar faz com que a queda de 30% no preço do barril de petróleo não tenha qualquer efeito, com o da altura em que todos os dias os combustiuveis subiam a cvada dolar de auemneto do barril, mesmo estando a moeda americana a perder valor todos os dias. Afinal em que ficamos? Afinal o que faz subir os combustiveis e o que os faz descer?
O Regulador, que devia fiscalizar a forma como são fixados os preços nada faz. Mais parece um boneco que ali está sem fazer nada que não seja receber o salário ao fim do mês enquanto espera que os protestos façam com que os politicos lhe venham pedir explicações. Só nessa altura diz que vai fazer aquilo que deveria fazer através de uam monotorização constante e lá esperamos uma semana que ele venha dizer aquilo que todos sabemos que virá dizer; que está tudo bem. Até o estado parece gostar disto pois recebe mais no IVA, tanto na venda dos combustiveis como na venda de todos os produtos que aumentaram com o seu aumento. Uma carrocel em que só nós, os consumidores perdemos.
Acabo como comecei. Hoje fui abastecer o carro e senti-me assaltado mesmo não andando lá nenhum encapuçado.

Contributo para o Echelon: spies, IWO, eavesdropping

13 comentários:

  1. Por muitos assaltos que façam às gasolineiras, nunca lhes roubam tanto como elas nos roubam a nós!
    Sr. Ferreira Oliveira:-é preciso dar o exemplo.

    ResponderEliminar
  2. Acho bem que se dê na cabeça das petrolíferas, só são muitas as que se perdem.
    Mas não há nenhuma imagenzinha para os impostos que o Estado saca através do preço dos Combustíveis????? É que quanto mais alto for o preço da gasolina mais dinheiro de impostos o Socas arrecada, ou é preciso fazer a conta de multiplicar para explicar?…
    E sobre as taxas de juros bancários???????????????? Nem imagem nem mensagem! Isto deve ser um blog de ricos, ninguém tem empréstimos bancários p’ra pagar, só aqui o necas é que se está a foder…

    ResponderEliminar
  3. anónimo:
    No post falei dos impostos arrecadadis pelo estado com o prelo dos combustiveis.
    Quanto aos juros bancários tem razão o anónimo quando diz que o dono deste blog não tem empréstimos para pagar. Não por ser rico, mas por viver numa casa em que só se gasta o que há. Não faço viagens, não me passeio por antros de consumismo. Nem mesmo vou de férias para o sul de Espanha ou para o Algarve. Aqui tomam-se opçãoes e vive-se com elas. Quanto ao necas nada sei.

    ResponderEliminar
  4. anónimo:
    errata: No post falei dos impostos arrecadados pelo estado com o preço dos combustiveis.

    ResponderEliminar
  5. Kaos,
    Peço desculpa pela falta de atenção. Se alguma coisa posso alegar em minha defesa é que não tenho dinheiro para ter carro, mas tenho um empréstimo que me dói à brava a pagar. E é por isso que quanto aos juros bancários mantenho o que disse: têm subido mais que o petróleo. Fiquei também a perceber as razões do seus critérios «editoriais», e reconheço que nem sequer me era obrigado a dar uma explicação. Mas é por estes detalhes que continuo a ser cliente do wehavekaosinthegarden.
    Necas

    ResponderEliminar
  6. Custa-me dizê-lo mas tem de ser:
    - Olhem para o Alberto João Jardim!

    Um abraço sem areia nos olhos

    ResponderEliminar
  7. Nacionalize-se a mama desses ladrões.E esse Ferreira de Oliveira é um bói do PSD.Não sei se o Estado ganha assim tanto dinheiro com o aumento do preço do pitróleo,pq se vende menos gasolina

    ResponderEliminar
  8. Errata:'e esse F de O, é um bói do PSD?'

    ResponderEliminar
  9. O preço dos combustíveis devia triplicar ou quadriplicar, é a única forma de combater o aquecimento global e cumprirmos o protocolo de Quioto, que o regime sanguinário do Bush nunca quis aceitar.

    Necas,
    A taxa de juro do meu empréstimo subiu de 3,75 para 5,71 em 18 meses, estou farto de andar a encher o cu a banqueiros e a funcionários bancários.

    ResponderEliminar
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  11. A subida das taxas de juro podem agradecer ao INCOMPETENTE do Trichet que está no BCE. O nosso governo nada pode fazer contra esse todo-poderoso. Mas os bancos agradecem...

    ResponderEliminar
  12. Por muito que custe a todos, o homem acaba por ter alguma razão. O mecanismo que o governo de Guterres inventou e chamou de liberalização dos preços de combustível é complexo. E digo mais, está feito de modo a que a reacção às subidas seja muito mais rápida que a reacção às descidas.
    Lembro que, quando o gasóleo estava a 80 cêntimos, o petróleo estava a 30 doláres. Se o sistema fosse linear, então aqui há um mês estaríamos a pagar o gasóleo a... 4 (Quatro) euros o litro.
    Outra coisa que todos nós temos de nos lembrar é que compete ao Governo zelar pelos interesses dos seus cidadãos. Às companhias petrolíferas cabe a missão de fornecer um bem (demasiado) essencial, ganhando dinheiro e empregando, pelo caminho, milhares de pessoas. Não são instituições de caridade.
    Por fim, devo também dizer que Portugal é deficitário em gasóleo, ou seja, importa quase todo o gasóleo que consome, e excedentário em gasolinas, pois as nossas refinarias foram feitas para refinar gasolinas quase na sua totalidade. Ou seja, somos muito mais dependentes do preço internacional dos gasóleos que das gasolinas. Sim, porque isto do preço do petróleo não é a única variante da equação.
    Por fim, há os impostos. Os impostos sobre produtos petrolíferos são fixos, não são em percentagem do preço final. Já o IVA é, como todos sabemos, variável. O Governo ganha mais se o preço for alto, pelo simples facto de que o Iva gera mais receita. Por isso, e por muito que o Manuelzinho venha dizer o contrário, o Governo tem feito tudo, e quero dizer mesmo tudo, para manter os preços altos. Às companhias, interessam preços mais baixos, pois ganham o mesmo por litro vendido, mas podem vender mais.
    Por fim, onde a GALP ganhou muito dinheiro foi na armazenagem de produto, comprado a preços ainda suportáveis e vendido a preços altos. Agora a tendência inverte-se, e por isso é que a descida é mais lenta. No entanto, se a baixa se confirmar (o petróleo ainda está acima dos 100 dólares, com o dólar a valorizar), os preços voltarão, paulatinamente, aos níveis anteriores à crise.

    ResponderEliminar
  13. Em relação aos juros, já tinha feito essa referência numa outra posta que por cá se mandou, acerca, salvo erro, da inflação. Eu pago juros, pois comprei um apartamento. Não me arrependo de o ter feito, até porque não foi uma opção, mas sim uma necessidade. Por isso, acho estranho o Kaos considerar o pagamento de prestações para pagar a casa um luxo, mas terá com certeza alguma razão para o fazer. Em relação a outros luxos, também não me passeio por antros de consumismo e até detesto ter de ir às compras. Tenho um carro com dez anos em primeira mão, um telemóvel de 30 euros e este computador é um portátil da empresa, caso contrário, se calhar nem tinha computador em casa.

    Aqui há uns tempos, um colega meu apresentou-me o seu novo telemóvel, um tal de Nokia xpto que até tinha casa de banho. Tinha custado 900 euros. Achei interessante, pois, por menos um pouco, tinha chegado de uma visita ao Egipto havia uma semana. São luxos...

    ResponderEliminar

Powered By Blogger