quarta-feira, setembro 19, 2007

A legalidade da Utopia

Quando andou por aí aquela história dos Verde Eufémia e do milho trangénico preferi não falar logo do assunto por ser merecedor de uma maior reflexão feita sem ser tão a quente.
De um lado um agricultor que cumpre com a lei e, do outro, gente que a violou por ser contra a existência de produtos geneticamente alterados. Todos vieram bradar coitadinho a um e vândalos aos outros. Mas, há outra perspectiva para olhar para o assunto. Se houver quem considere que existe uma enorme possibilidade dos produtos trangénicos serem perigosos para a saúde, que ecologicamente são uma ameaça real à biodiversidade, pois, ao não permitirem a existência de certos insectos, larvas e roedores, alteram totalmente o ecossistema e as relações simbióticas e de cadeia aí existentes, e que, para mais, ainda destroem os terrenos onde são plantados pois aí nada mais nascerá a não ser aquele trangénico especifico daquela marca especifica, mesmo violando a lei, estarão a defender-se de um ameaça que consideram atentar contra as suas vidas e a dos seus filhos. Todos vêm o Robin dos Bosques como um herói, no entanto ele lutava contra a lei instituída, ou a resistência contra o fascismo, ou a luta contra a escravatura, são infindáveis os casos em que para se atingir um fim se tem de combater fora da lei instituída. Não sei se a acção dos Verde Eufémia se pode enquadrar dentro desta "rebelião" contra o sistema e, com os erros que ele comporta, tenho mesmo muitas duvidas sobre os efeitos nefastos que possa ter causado na opinião publica, mas que, a cada dia que passa, a necessidade de revolta e de lutar contra o "direito" para defender a justiça e a sobrevivência, é mais urgente, disso tenho a certeza. Como Musil disse, "uma utopia, é uma possibilidade que pode efectivar-se no momento em que forem removidas as circunstâncias provisórias que obstam à sua realização".
Eu quero acreditar que um dia, a minha utopia de um mundo melhor, um mundo solidário e justo será possível. Até lá, só me resta lutar por aquilo em que acredito, dentro da lei enquanto me for possível, depois…logo se verá. Afinal, uma revolução é sempre contra a lei do estado estabelecido.

24 comentários:

  1. ... e já houve tantas...

    ResponderEliminar
  2. Continuo na minha: e se a plantação fosse de liamba?

    ResponderEliminar
  3. Estando de acordo com muito do que foi dito, entendo que se tem de dizer que a evolução dos tragénicos se pode ser (o que não está comfirmado) tudo o que foi dito, tem de se afirmar tambén que trouxe muitas vantagens como uma maior quantidade de produtos alimentares,usam-se muito mrnos pesticidas que são altamente poluidores,assim como estes produtos se devidamente programados podem vir a ser excelentes produtos para a saúde.

    ResponderEliminar
  4. Vejo que a polémica continua. Defender os trangénicos é o mesmo que dizer que se já existem bombas tão destruidoras que tornam a terra onde são lançadas inóspita por que não usar a arma biológica do Putine que essa não danifica tanto o ambiente, só que ao contrário. O argumento do talvez quem sabe os trangénicos venham a ser magníficos para a saúde, é desprovido de realidade. Não sabemos nem se sim nem se não. Devemos consumi-los como cobaias e ficar à espera dos resultados? Eu não quero ser cobaia. Certo é que modifica as condições dos solos e os torna dependentes e naturalmente improdutivos. Parece-vos bom sinal?
    É como o bio-combustível que vai minar toda a terra e criar mais fome no mundo. Tudo para que a Humanidade não refreie o consumo! Isso sim seria pensar no futuro!

    ResponderEliminar
  5. Tudo a falar de trangénicos quando eu falava do direito à revolta.

    ResponderEliminar
  6. Todos têm direito à revolta. Mas o desgraçado do agricultor tem que comer e calar.
    Porque é que os corajosos não invadem o ministério da agricultura em protesto? Aí sim podiam destruir, chamavam a atenção e exigiam que se mudasse a lei.É muito mais facil brincar com o trabalho de quem tenta sobreviver sem meios para se defender, não é?

    ResponderEliminar
  7. anonimo:
    Não, a questão não está no agricultor, mas no sistema. Nunca vi ninguém falar dos viajantes que eram assaltados pelo Robin dos bosques. É evidente que em qualquer revolução há quem perca, mas o interesse individual não se pode sobrepor ao de toda uma comunidade. Exemplos disso não faltam mesmo na actual sociedade.

    ResponderEliminar
  8. Aqui está um belo texto laudatório em memória de Aquilino Ribeiro no dia da transladação do seu corpo para o Panteão Nacional.
    Felizmente os restos baleados de D. Carlos e do Príncipe D. Luis Filipe não estão nesse Panteão! Como não sei se este último foi sepultado com a pistola que sacou no intuito de enfrentar os assassinos encobertos, parece-me assisado não os juntar! Porque essa história do dia do Juízo Final pode ser verdadeira!!!!

    ResponderEliminar
  9. Se os betos do Verde Eufémia fossem submetidos ao regime alimentar dos etíopes durante 9 meses (por exemplo), seguramente tinham outra perspectiva sobre a agricultura na generalidade - e na especialidade - ólaricas!...

    ResponderEliminar
  10. Caro Kaos,

    O que está na imagem não é milho, mas sim trigo...

    ResponderEliminar
  11. "Coitado do agricultor que tem que sobreviver" é uma das faces da moeda, é certo. Porém esse mesmo agricultor compactua com um sistema do qual eu discordo(eu e várias outras pessoas inclusivé os "betos" verdes). Esse mesmo agricultor tira partido de uma legislação que lhe permite adoptar uma atitude irresponsável e inconsequente perante o meio ambiente que lhe dá o sustento e que nos rodeia a todos.
    Portanto, quem pensa fora do hemisfério do seu umbigo, quem quer ter mundo para dar aos filhos, netos, bisnetos e todos os ramos da árvore da genealogia, tem o direito à indignação, sim, à revolução, e por vezes sim, a vandalizar uma ou outra espigazita a ver se pelo menos se agitam as consciências!!

    A mim contaram-me a história dos OGM, sob a bandeira da fome no mundo... mas será que alguém pensa que a fome no mundo se relaciona com a falta de alimento??

    P.S. Kaos in the garden: adoro este blogue. Bem assertivo.

    S.R.

    ResponderEliminar
  12. Excepcionalmente vou fazer dois comentários a uma magnífica imagem e texto do Kaos sobre um assunto muito, mas muito sério! Esqueci-me de acrescentar que os betos do verde Eufémia fazem parte do clube dos snobs da Europa, que querem carros a biodiesel para acalmar as suas consciências de aristocratas falidos, feito a partir do milho cultivado nas terras aráveis do 3.º mundo onde se morre à fome (alguém se lembra do que aconteceu no México recentemente?), entre duas snifadelas da coca que ocupou a terra onde não estiveram couves. Pode ser que a próxima manifestação seja para exigir que (1) Portugal passe apenas, p.e., a importar 60% daquilo que comemos, (2) e que se acabe com a especulação imobiliária nos melhores solos agrícolas do país... Mas isto era esperar que os tipos fossem realmente empenhados: afinal são apenas mais uns Zés, como aquele que arranjou um tachito na CML...
    Grande blog, visitantes fantásticos, parabéns mais uma vez e obrigado por este espaço!

    ResponderEliminar
  13. "Afinal, uma revolução é sempre contra a lei do estado estabelecido."

    Do estado estabelecido. O mundo melhor será certamente aquele onde se escrevam frases bonitas e bem construídas. Um mundo onde os blogs sejam feitos por indivíduos (ou por computadores, quem sabe), que não pontapeiem o português nas virilhas como tu. Até lá, deixa as opiniões científicas para os cientistas e os blogues para quem sabe escrever. Tal como os “Eufémia Verde” eu também destruía as tuas páginas se pudesse. Eu sei que a lei permite (por enquanto) que tu continues impunemente a escrever as maiores barbaridades que te assolam à cabeça, mas eu tenho filhos e não gosto que eles tropecem nestas páginas de português “trangénico”

    Vês como o teu raciocínio FASCISTA te morde o rabo?
    Vês, vês?

    ResponderEliminar
  14. Sei que o KAOS não precisa disto mas aqui vai.
    Sr Prof.(?) Dr. (?) Casaco Rosa: "trangénico"???? Tst, tst ... Esse canudo em Morfologia foi tirado na UNI, aquela escola onde o «engenheireiro» Socas tirou o dele não foi? E com que então as opiniões científicas aos cientistas? O mundo seria certamente mais pobre sem um Ramanujan. Como duvido que perceba o comentário anterior direi antes: entre outras coisas um transgénico precisa de menos adubo. E se fosse rimar com papel higiénico e adubar para outro lado?

    ResponderEliminar
  15. ESTÚPIDO!!!
    "trangénico" foi como ele escreveu no artigo! Eu copiei para o gozar. Está entre aspas mas mesmo assim os imbecis têm dificuldade. Lê. Lê com atenção. Devias era corrigir o teu amigo Kaos, antes de escrever à pressa. Se não tens classe para o sarcasmo de qualidade fica em casa a babar-te para o televisor a ver o Benfica (ou o Sporting ou a telenovela). Não tentes ser intelectual que passas por ESTÚPIDO. Dá uma volta, vai até ao teatro. Vai ver o La Feria...´
    Vês?
    Também foste mordido no rabo...

    Pimba!

    ResponderEliminar
  16. Aspas ?????!!!!!!!!! Prof. Dr. casaco rosa? Tst, tst, vai de mal a pior! Esse canudo é mesmo da UNI, mas só do ano zero...
    Sugiro-lhe a leitura de um Compêndio de Gramática Portuguesa Elementar - e repito a palavra elementar - para saber o que são umas aspas.
    E já agora: vá tratar por tu o adubo onde se inspira para os seus delírios intelectuais.

    ResponderEliminar
  17. A plateia já percebeu o hiato entre o seu tom ex cathedra e a sua prosa flatulenta. Não posso deixar de sublinhar a paciência do nosso anfitrião para um coprófilo que usa o blog como divã.
    Mas volte muitas vezes! Enquanto por aqui anda aprende alguma coisa, não massacra os seus filhos com lições de português de grunho, e aproveita o anonimato para descarregar a bestialidade em mensagens torpes e soezes em vez de bater na mulher.

    ResponderEliminar
  18. casaco rosa a sua capacidade de argumentação faz com que o QI de um galináceo pareça o do Einstein...

    ResponderEliminar

Powered By Blogger