quarta-feira, outubro 18, 2006

CHEGÁMOS À ANTÁRCTIDA !

Portugal chegou no início deste ano à Antárctida através de um grupo de jovens cientistas portugueses investigadores na área da geomorfologia do Planeta. Chegámos com a ajuda dos "nuestros hermanos", que lá assentaram arraiais no século passado pelos finais da década de 80. Os nossos cientistas estão muito interessados em estudar uma coisa que se chama "permafrost" (não tenho a certeza de ter ouvido bem na TV) e, estão entre os pioneiros desta investigação.

O "permafrost" é o nome dado à camada de solo terrestre que se encontra congelada em permanência. Esta camada ocupa cerca de 25% da superfície continental da Terra.Na Antárctida, este "permafrost" é por assim dizer puro mas no Alasca, norte do Canadá e Sibéria, contém matérias orgânicas.É nestas regiões que se encontra a maior parte do "permafrost". Os cientistas já sabem que o "permafrost" tem vindo a descongelar devido ao aumento médio da temperatura no Planeta. Ao descongelar, provoca a decomposição das matérias orgânicas nele contidas, libertando carbono e metano para atmosfera. Este evento causa um efeito de estufa decorrente da mistura destes dois gases com os existentes na atmosfera ( óxigénio, azoto, e outros).
A Antárctida não é um país. É uma região gerida por um tratado, o Tratado da Antárctida. Parece que este tratado já foi assinado por 80% dos países do Mundo, e parece que Portugal ainda não assinou...
Esta "aula" foi dada por um jovem cientista português, naquela entrevista com a Ana Sousa Dias no canal 2 da TV.
Texto recebido de Vivi
.
Contributo para o Echelon: 15kg, DUVDEVAN

2 comentários:

  1. A terra sobrevirá, mas a humanidade não se continua por este caminho.
    Bom era se a TV começasse a ter um carácter mas pedagógico e não apenas na formação dos jovens.
    É que podem desrespeitar a humanidade, mas com a natureza não se brinca. Um dia ela cansa-se e dá uam sapatada, talvez a derradeira para a espécie humana.
    jinhos

    ResponderEliminar
  2. tb:
    Quando olhamos os céus e vemos que a vida é tão rara, destruir a que aqui há é mesmo um crime contra o universo. Mas, na sua loucura pelo poder e pelo "ter" o homem é capaz de tudo, infelizmente.
    bjs

    ResponderEliminar

Powered By Blogger