sexta-feira, março 24, 2006

Escutas da Reunião Semanal I

...
- Você pode ser o presidente da República mas não é mais teimoso que eu, isso não.
- Há que aguardar os acontecimentos com serenidade, o último a rir é quem ri melhor!
- Rir, ó professor a minha definição de rir é diferente da sua. Rir, rio-me eu, isto é que é rir: Ah, aah, aah, ah, ah, ah!
- Pois ria-se enquanto pode… você só se ri quando não é contrariado, é riso de pouca dura.
- Pois não vê as sondagens? O povo ama-me. Eu ignoro-o, tomo as minhas decisões, mando aplicá-las… eles sofrem-nas e continuam a amar-me. O povo gosta, acham-me um primeiro ministro de coragem – o que até nem é muito difícil, depois do banana que lá tiveram os vossos…
- Não falemos de coisas tristes. Eu, que nunca erro e raramente me engano, não auguro um bom futuro ao seu governo.
- Não sei por que diz isso pois se estamos a seguir à risca todas as directrizes e até mais algumas…
- Pois mas os números mostram que ainda é pouco. Chegou a altura de aplicar as tais medidas que estão para vir, aquelas, as piores…
- Ah, essas. Com certeza virão quando eu achar que é a altura. E que me diz ao magnífico processo de desburocratização, ãh?
- Mais desemprego, meu caro, mais desempregozinho… vão-lhe cair em cima, não queria estar no seu lugar! E já pensou nas pensões que terá que dar aos funcionários excedentes para os dispensar?
- Pensar, pensei, vai ter que ser, não é?… mas vamos dar menos agora do que se saíssem na altura certa… e não demoraria muito: há para lá velhos na função pública que nem mexer no rato sabem, o Bill Gates até ficou impressionado! Vai ser uma limpeza. Já imaginou: todos a pagar tudo pela Internet, uma rapidez, um controle, uma…
- Pois, mas no outro dia a Maria não conseguiu meter o IRS, e se ela sabe pegar no rato… diz que a página estava sempre indisponível, sempre indisponível como ela tantas vezes me diz à saída da marquise.
- Ah, isso é porque está tudo a aderir às novas tecnologias. A oposição anda toda roída de serem eles a tomar estas medidas. Ah, aah, aah, aah, andam todos a morder o próprio rabo. Compreendo-os, o poder é uma coisa admirável. Sim que isto não é teimosia, isto é ter mão no poder, pobres diabos…
- Olhe que não, olhe que não.
- Ó senhor presidente, não gosto nada de o ouvir dizer essa expressão que além disso nem é sua!
- Mas olhe que a usei na campanha eleitoral e ganhei as presidenciais.
- Mais algum assunto? Ou damos a reunião por encerrada?
- Sim, mas para a semana quero-o cá. Tem que me manter a par, já fica a saber que quero que pensem que sou um presidente mais interventivo, mais participante, ouviu?

A reunião semanal é um dos momentos privilegiados de contacto entre o Presidente da República e o primeiro-ministro que, nos termos da Constituição, deve informar o Chefe de Estado sobre "os assuntos respeitantes à condução da política interna e externa do país".
Posted by Kaotica

3 comentários:

  1. Cá por mim, nessas reuniões, o que eles fazem é beber uns copos, comer umas alcagoitas enquanto esperam pela rapariga do gás.

    ResponderEliminar
  2. Para mim é mais a imperial e o tremoço.

    ResponderEliminar

Powered By Blogger