quinta-feira, janeiro 19, 2006

Até ao lavar dos cestos é vindima


Por mais força que a comunicação social faça, com especial destaque para as televisões, Cavaco não pára de cair nas sondagens. A sua derrota ainda é possível.
Vergonhosa é a forma como a cobertura da campanha tem sido feita pelas televisões. Não há dia nenhum em que não se veja a campanha do Cavaco ser noticiada com grandes parangonas e com o acompanhamento ao candidato a iniciar-se logo após o raiar do dia. Vemos todas as paragens que faz em todas as terrinhas por onde passa. Em cada uma delas ouvimos declarações do próprio ou de apoiantes seus. Isto para além de ouvirmos o jornalista falar sempre em milhares de pessoas e dizer o que o candidato disse para depois ouvirmos o candidato dizer exactamente a mesma coisa que o jornalista acabou de dizer. São os comícios em directo apanhando sempre o momento em que o candidato fala.
Dos outros candidatos vê-se uma paragem, fala-se de centenas ou dezenas de pessoas, ouve-se uma das declarações do candidato, muitas vezes sob a forma de resposta a uma pergunta do jornalista sobre um qualquer caso ou declaração de um qualquer outro candidato da esquerda. È sempre dado destaque a quem mostra não apoiar esse candidato e muitas vezes procurado alguém que diga que vai votar Cavaco. Há mesmo dias em que de alguns candidatos não é dada qualquer notícia. Uma vergonha.
O tom de voz dos jornalistas, a ênfase dado a cada caso ou declaração bem como a forma e o ângulo de como são recolhidas as imagens, tudo foi estudado e está a ser executado na perfeição.
Se, a toda esta manipulação mediática, juntarmos os “comentadores” escolhidos está o ramalhete completo.
As sondagens davam a Cavaco mais de 60% no início da campanha. Tem sido levado ao colo e mesmo assim, a três dias das eleições, a possibilidade de uma segunda volta é cada vez mais real. Falta pouco, muito pouco, para Cavaco não vencer. Por mais que esconda o PSD e o CDS não pára de cair. Vamos obrigar Cavaco a uma segunda volta e ai, todos unidos em volta de um único candidato da esquerda, derrotar o animal. Vamos acreditar que é possível e vamos todos votar no domingo. Eles já começaram a tremer. Eles vão cair.

1 comentário:

  1. Cavaco cai nas sondagens todos os dias... E ainda que não se acredite nelas o movimento descendente esse, é inegável... Infelizmente, acho que ele começou a cair tarde de mais e não vamos a tempo de evitar a sua eleição logo à primeira... Não graças a mim, que botarei o dito em Alegre, mas graças a mais de 50% que esperam ansiosamente por Dom Sebastião e que acham que é este... é Cavaco...

    ResponderEliminar

Powered By Blogger